Os resultados dependem diretamente do quanto a equipe está comprometida e empenhada, assim como empenho depende do quanto as pessoas estão motivadas com o que estão fazendo. Aqui faremos um post sobre métodos motivacionais.
Abaixo a lista de meios de manter a satisfação, em ordem dos que (normalmente) tem uma efetividade mais duradoura:
- Reconhecimento: O quanto a pessoa se sente reconhecida pelo o que faz. O ego ajuda na autoestima e a autoestima gera satisfação.
- Aprendizado (Crescimento): O quanto a pessoa aprendeu profissionalmente e o quanto ela ainda prevê que irá aprender se continuar ali. Nem sempre isso é perceptível, o gestor pode conversar individualmente ajudar nessa “memória” e prospecção.
- Parte do processo: O quanto a pessoa sente que faz parte dos processos e do resultado, o quanto ele tem “importância”.
- Autonomia: O quanto a pessoa sente que possuí “liberdade” de trabalhar conforme entende que é o correto (mesmo que ele não queira usar).
- Ascensão (Carreira): A possibilidade de carreira (cargos, prazos, o que é necessário para alcançar cada etapa) na maioria dos casos incentiva a pessoa.
- Salário: Dinheiro normalmente vem associado ao reconhecimento e à um crescimento pessoal, porém esse é considerado um dos piores métodos motivacionais, pois além de ser o meio mais “caro” de motivar alguém, em pouco tempo o dinheiro a mais é esquecido (vira “conta”).
Os fatores acima dependem de como a pessoa se sente em relação a eles e os mesmos podem precisar se trabalhados (por exemplo: para um profissional ser reconhecido é apenas ser chamado para as reuniões, outro profissional pode só ser reconhecido quando é efetivamente elogiado).
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.