Como esse post ficaria muito extenso, dividimos ele em partes. Pedimos que siga cada parte e só passe para a seguinte se não tiver dúvidas ou problemas.
Parte 1 – Entendendo a topologia (requisitos)
Parte 2 – Criando o canal e agendando uma transmissão no YouTube
Parte 3 – Configurando o OBS
Parte 4 – Fazendo a transmissão
Criar uma transmissão
Para criar o vídeo acesse o YouTube, faça login com a conta descrita na primeira parte desse procedimento. Para criar, no canto superior direito, clique no ícone + e clique em Transmitir ao vivo.
Se for a primeira vez que cria um evento ao vivo, será necessário confirmar o número de telefone e aguardar 24 horas para o processo de validação;
Será exibida a Sala de controle ao vivo do YouTube. Para agendar um evento que será feito futuramente, na sessão Depois (pois em nosso caso iremos agendar), clique em INICIAR e, em Software para streaming, clique em IR.
Na tecla de criação, clique no botão Programar Transmissão, no canto superior. Preencha no formulário pelo menos:
- Título
- Categoria
- Minatura
- Público (se é um conteúdo para crianças ou não)
Após o correto preenchimento, clique em Próxima. Na tela seguinte, marque se deve haver chat e o modo de participação. Em seguida clique em Próxima.
Defina o modo de visibilidade dessa transmissão:
- Privado: Com acesso apenas para as contas que você autorizar
- Não listado: O link não é publicado no YouTube, mas quem tiver a URL poderá acessar normalmente
- Público: Publicado no YouTube e disponível para todos.
Defina o agendamento e clique em Ok.
Copie, na URL https://studio.youtube.com/video/CODIGO_DA_TRANSMISSAO/livestreaming copie o código da transmissão. Esse código é usado para o endereço de visualização (https://youtube.com/watch?v=CODIGO_DA_TRANSMISSAO)
Após a transmissão ser criada
Assim que a transmissão foi criada, ficará aberta o YouTube Studio nas configurações desta transmissão, onde ainda é possível editar, alterar outras configurações e acompanhar a qualidade da transmissão. Nesse ponto iremos falar sobre a chave de transmissão:
A chave de transmissão é o item que vincula o YouTube com o equipamento que está “fazendo” o vídeo. Por isso deve-se usar chaves distintas que permitam uma administração sem concorrência e, principalmente, sem que o trabalho de uma equipe impacte no de outra (por exemplo, se duas equipes fizerem acidentalmente uma transmissão usando a mesma chave). Na chave também é possível limitar a qualidade do vídeo, que pode ser algo interessante em alguns casos.
Neste exemplo, criaremos uma chave para uso da EquipeTI e limitaremos a qualidade em 720p (altere conforme a sua realidade), para isso no YouTube Studio:
- Em Selecionar chave de transmissão, clique para ver as opções e escolha Criar nova chave de transmissão;
- Em Nome, defina a chave EquipeTI_720p ;
- Em Protocolo de Streaming, mantenha RTMP (padrão) ;
- Marque a opção Ativar configurações manuais e defina a Resolução como 720p ;
- Clique em Criar.
Copie a chave de transmissão, esse código será usado na ferramenta de transmissão, que explicaremos no post Transmitindo para o YouTube: Parte 3 – Configurando o OBS e/ou também poderá ser Transmitindo para o YouTube: Parte 4 – Fazendo a transmissão.
Dicas
Como esse post se baseou no fato de ser uma primeira transmissão, consideramos que as informações abaixo podem ser úteis:
No site do YouTube, evite usar o navegador para voltar páginas, pois em alguns casos tivemos problemas fazendo isso. Toda a administração deve ser usando o botão Voltar do YouTube e o botão Gerenciar;
Se tiverem sido feitas outras transmissões, ao se criar uma nova transmissão será possível importar as mesmas configurações para essa transmissão usando a opção REUTILIZAR CONFIGURAÇÕES.
Fontes/Referências
Transmitindo para o YouTube: Parte 1 – Entendendo a topologia (requisitos)
Transmitindo para o YouTube: Parte 3 – Configurando o OBS
Transmitindo para o YouTube: Parte 4 – Fazendo a transmissão
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.