Se ao reiniciar servidores Linux você recebe a mensagem VFS: Can’t find ext4 filesystem e também a mensagem You are in emergency mode (pedindo para você pressionar Control-D para continuar) possivelmente esse post irá lhe ajudar. Esse é um problema não tão simples de identificar, pois sua ocorrência é intermitente apenas em algumas das vezes que o servidor é reiniciado.
O que pode estar acontecendo
Possivelmente você adicionou mount points manualmente em seu /etc/fstab, colocando em um padrão diferente dos demais, para verificar se foi isso que aconteceu, execute:
cat /etc/fstab | grep -v \#
Irá lhe retornar as pastas mapeadas em seu sistema, informando o dispositivo, a pasta, o tipo, entre outras coisas. Verifique a forma como cada partição/disco é montado (a primeira parte de cada linha), ele pode estar das seguintes formas:
- Nome Kernel (por exemplo: /dev/sda1 )
- File System (por exemplo: LABEL=Data )
- UUID (por exemplo: UUID=0a3407de-014b-458b-b5c1-848e92a327a3 )
- GPT File System (por exemplo: PARTLABEL=Home )
- GPT UUID (por exemplo: PARTUUID=98a81274-10f7-40db-872a-03df048df366 )
Para evitar inconsistências, é importante que não tenha inserido um file system se o seu mounts estão todos no padrão UUID, por exemplo.
Como resolver esse problema
Localize qual linha de seu arquivo /etc/fstab necessita de correção, em seguida execute o comando:
blkid
A partir da resposta desse comando, obtenha a informação do seu disco que deseja corrigir e altere no seu /etc/fstab. Isso deverá resolver o problema.
Fontes/Referências
https://wiki.archlinux.org/title/Fstab#File_system_labels
Mais Informações
Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.