Aqui falaremos sobre como virtualizar um servidor físico para o ambiente VMWARE. Abordaremos aqui principalmente a virtualização de servidores físicos para hosts ESXi.

Para a conversão é necessário que as portas necessárias para o host conectar ao servidor, para o host conectar ao VMWare e até para o servidor conectar no VMWare estejam liberadas.

Recomendamos, também, que seja feito no horário com menor impacto e que não crie problemas em ter informação nova no servidor físico antes de desligá-lo e ligar o novo servidor virtual.

Baixe a ferramenta VMware vCenter Converter Standalone (precisará se cadastrar no site) da vmware. Sobre a instalação, se estiver instalando no próprio servidor escolha Local installation, se for instalar num desktop para converter outros computadores escolha Client-Server Installation. Ao final, execute o Converter.

Clique em Convert Machine, a primeira parte é para definir a origem (qual servidor será virtualizado), escolha o source como This local machine se for o próprio servidor que está usando. Se for um servidor remoto escolha A remote machine, informe o IP, o nome de usuário (pode ser de domínio) que tenha permissões administrativas a este servidor, sua respectiva senha e qual o sistema operacional deste servidor físico. Na tela seguinte, se aparecer a tela sobre o agente, marque a opção Automatically uninstall the files when import succeeds e clique em Yes para continuar.

Em seguida será definido o destino (para onde será virtualizado), escolha o tipo de descino como VMware Infrastructure virtual machine, informe o IP do servidor ESXi, o usuário e senha de root e clique em Next.

Agora serão definidas itens sobre a nova máquina virtual, defina o nome, em qual datastore irá criar e qual a versão de hardware e clique em Next. Em seguida recomendamos editar as informações finais (CPU, memória, discos, quantidade de interfaces de rede e em qual vswitch deverá estar conectada, serviços que não serão mais necessários), o que consideramos válido neste ponto é:

  • Separe partições para discos distintos
  • Reduza o tamanho dos discos para um volume inicial que entenda que será suficiente (pois esses tamanhos ficarão fracionados e sugerimos a edição futura)
  • Marque Install VMware Tools on the imported virtual machine para instalar o VMware Tools
  • Dependendo do servidor de origem (se achar que pode sofrer muitas alterações durante o P2V) marque Synchronize changes that occur to the source during cloning
  • Marque Reconfigure destination virtual machine se não houver serviços que dependam de características originais do servidor.
  • IMPORTANTE: Caso o servidor de origem seja um Linux, nesta tela haverá uma opção importante chamada Helper VM network, essa opção é importante para que a conversão funcione. Para clonar um Linux o ESXi iniciará um servidor temporário para “receber” a cópia dos dados via rede (diferente quando a origem é Windows, enviando diretamente para o host ESXi), este servidor temporário precisa estar configurado corretamente para ter rede (talvez a rede de servidores não tenha um DHCP para deixar o Helper automático).

Com tudo correto, clique em Next e em Finish.

De volta a tela original, aguarde até que a conversão seja concluída, edite o novo servidor, aumente os discos para valores arredondados (como citamos acima, os discos estarão com valores fracionados), desligue o servidor físico e ligue o servidor virtual. Se for um servidor Linux, recomendamos apagar a placa de rede antiga para que a nova funcione como eth0, para isso entre na pasta /etc/udev/rules.d/, localize entre os arquivos qual lista as placas de rede, remova a linha da antiga eth0, renomeie a nova placa para eth0 e reinicie o servidor.

Fontes/Referências

http://www.serenux.com/2009/11/howto-fix-a-missing-eth0-adapter-after-moving-ubuntu-server-from-one-box-to-another/

Mais Informações

Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria