Abaixo um resumo do que tivemos que aprender para apoiar a implementação de um backup, item que não é da nossa área de atuação, por isso colocaremos as informações que nos foram necessárias para implementar o funcionamento de uma solução de backup. Por ser um assunto um pouco mais extenso, dividimos nos seguintes passos:

Conhecendo sobre Backup: 01 – Conceitos
Conhecendo sobre Backup: 02 – Entendendo as etiquetas das fitas de backup
Conhecendo sobre Backup: 03 – Administrando a Tape Library
Conhecendo sobre Backup: 04 – Primeiros passos com o Veeam Community

Acesse o servidor, e abra o programa Veeam Backup and Replication

Configurar o envio de e-mails

Localize no canto superior esquerdo o menu de administração (um ícone discreto). Clique no menu de administração e, em seguida clique em General Options.

Para o envio de e-mail, na aba E-mail seetings habilite o envio de e-mail, informe o servidor de e-mail, o endereço do remetente e de destino. Lembre-se de liberar o acesso do Veeam em seu servidor de e-mails.

Adicionando Credenciais para executar o backup

Clique novamente no menu de administração, em seguida clique em Manage Credentials. Na tela seguinte clique em Add e escolha Standard Account.

Adicione a credencial que será necessária para executar o backup

Criando um repositório de backup

Para criar cada Media Pool, clique no menu inferior esquerdo Backup Infrastructure. Em seguida clique com o botão direito sobre Backup Repositories e selectione Add backup repository. Na tela seguinte selecione Direct attached storage.

No assistente adicione o disco do servidor de backup alocado para armazenar backup, utilizando as opções padrões do assistente.

Adicionando uma Tape Library

Acesse a ferramenta de backup, clique no menu inferior esquerdo Tape Infrastructure. Agora clique no primeiro menu Tape infrastruture, clique em Add Tape Server e execute o assistente.

Rescan library

Acesse a ferramenta de backup, clique no menu inferior esquerdo Tape Infrastructure. Agora vá em Libraries, clique com o botão direito sobre a tape library e escolha Rescan library.

Disponibilizando novas fitas para a ferramenta

Após varrer o sistema em busca de novas fitas, clique no menu inferior esquerdo Tape Infrastructure. Agora vá em Libraries, expanda sua tape library, expanda Media e clique em Online. Organize pela coluna Media Pool, clique com o botão direito sobre as novas fitas e selecione Mark as free.

Realizar um backup – Criar um Media Pool

Caso seja o primeiro backup, primeiro iremos criar os Pool de mídia para o sistema entender as políticas para retenção de cada fita e para permitir ou não ao sistema de backup obter novas fitas quando necessário.

Crie os seguintes Media Pools (todos do tipo Standard):

Nome do PoolQuais FitasMedia SetRetenção
FS01 – Bkp Diario (Retencao Semanal)Não especificar fita, marcar para o sistema adicionar automaticamenteNão criar, continuar usando a media atual1 semana
FS02 – Bkp Semanal (Retencao Mensal)Não especificar fita, marcar para o sistema adicionar automaticamenteCriar um novo a cada sessão1 mês
FS02 – Bkp Mensal (Retencao Anual)Não especificar fita, marcar para o sistema adicionar automaticamenteCriar um novo a cada sessão12 meses

Para criar cada Media Pool acima, clique no menu inferior esquerdo Tape Infrastructure. Agora expanda Tape Infraestructure, clique com o botão direito sobre o item Media Pools, selecione Add Media Pool e selecione o seu tipo. No assistente insira o nome do Pool, em seguida defina quais fitas, depois qual o media set, defina a retenção, na tela de options marque a opção para permitir processamento paralelo e adicione a quantidade de drive que possuí.

Adicionar o servidor a ser feito o backup

Clique no menu inferior esquerdo Inventory. Agora com o botão direito sobre o item File Shares, e selecion Add file share. Escolha o tipo File Server, no assistente clique em Add New e escolha o tipo do servidor.

Abrirá um novo assistente para adicionar esse servidor, insira o nome do servidor, na tela seguinte selecione qual credencial será usada para executar backups (caso precise criar uma nova credencial, repita o procedimento sobre as Credenciais)

Confirme que a instalação foi feita com sucesso e finalize o assistente.

Criar uma tarefa de backup: De arquivo para fita

Para criar cada Media Pool acima, clique no menu inferior esquerdo Home. Clique com botão direito em Jobs e escolha Tape Job -> Files to tape. No assistente coloque o nome da tarefa como o nome do servidor e os tipos de jobs (Exemplo: SRV-FILES-01 – Semanal e Diario)

Em seguida clique em Add para adicionar a pasta que será feito backup. Ainda nessa tela repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias até que todo o conteúdo a ser feito backup seja adicionado.

Define o media pool que será usado, marque para a tarefa ser executada de forma automática e defina a agenda de execução de acordo com a política de backup. Na tela seguinte adicione a política incremental com o media pool e agendamento de backup, caso haja.

Por fim, configure as seguintes opções finais:

  • Marque para usar a tecnologia VSS;
  • Em Advanced:
    • Configure o alerta por e-mail;
    • Usar compressão de hardware;
    • Executar os scripts após o backup (caso haja):

Com o conhecimento para criar um backup, as seguintes tarefas deverão ser criadas:

Nome da tarefaServidorConteúdoBackup FullBackup diferencial
SEU_SERVIDOR_ARQUIVOS – Semanal e DiárioSEU_SERVIDOR_ARQUIVOSPastas CompartilhadasSextas, 22:00De segunda a quinta, 22:00

Em relação ao conteúdo para backup, sugerimos que para cada pasta que for fazer backup retirar os arquivos temporários, para isso (ir em avançado e) adicionar como exceção (exclude masks) ~*.* e *.tmp

Liberar uma fita para ser gravada

Para liberar uma fita, vá em Tape infrastructure, localize a fita, clique com o botão direito sobre ela e escolha Mark as free. Aguarde o procedimento e ao final clique em Close

Fontes/Referências

NVLAN – Conhecendo sobre Backup: 01 – Conceitos
NVLAN – Conhecendo sobre Backup: 02 – Entendendo as etiquetas das fitas de backup
NVLAN – Conhecendo sobre Backup: 03 – Administrando a Tape Library

https://helpcenter.veeam.com/docs/backup/vsphere/custom_media_pools.html?ver=110
https://helpcenter.veeam.com/docs/backup/hyperv/restore_vbr_source.html?ver=110
https://helpcenter.veeam.com/docs/backup/vsphere/export_vbr_config.html?ver=110

Mais Informações

Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria
Categorias: POSTs