Compartilhe que você está se especializando

Vamos demonstrar a forma mais rápida que encontrarmos para criar uma imagem de instalação personalizada do Windows.

Etapa 1 – Pré Requisitos

Para conseguirmos criar uma imagem personalizada, iremos fazer uma instalação, atualizá-la, personalizá-la, limpá-la, empacotar e substituir esse pacote no pen drive de instalação. Para tudo isso iremos sugerir a execução mais simples e rápida, com o uso de um ambiente virtual Hyper-V (pois pode ser executado no seu próprio computador desktop, sem a necessidade de um computador adicional e mais ferramentas extras para captura da imagem).

Precisaremos dos seguintes requisitos:

  • A imagem ISO de instalação do Windows, como origem da instalação;
  • Um desktop com a funcionalidade virtualization habilitada na BIOS;
  • Habilitar o Hyper-V, neste desktop;
  • Um pendrive com a instalação do Windows, para colocarmos nossa imagem personalizada ao final;
    • Este pendrive deve ter uma alta capacidade, já que a nova imagem (com atualizações, pacotes, personalizações) será deverá ser bem maior que a imagem do Windows original.

Etapa 2 – Habilitando o Hyper-V

Tendo o necessário, será possível adicionar o recurso (Abra o painel de controle, vá em programas, em seguida vá em adicionar recursos do Windows) do Hyper-V. Após instalar, reinicie o computador e abra a console do Hyper-V como administrador. Altere a configuração de armazenamento dos discos antes de criar qualquer VM, sugerimos aqui a pasta C:\Hyper-V (mas pode ser até em outro drive, se preferir, apenas adapte os procedimentos daqui conforme sua realidade)

Etapa 3 – Criando a máquina virtual

Na console do Hyper-V, crie uma máquina virtual com o nome Desktop, (caso seja um nome diferente, altere os demais procedimentos, conforme sua realidade) e inicie-a. Inicie o boot com a ISO de instalação do Windows e instale-o normalmente (eu gosto de colocar a região como “Inglês – Mundo” e não especificar o país na segunda parte da instalação, isso evita muita personalização/instalalação de programas, como o Spotfy, Netflix, etc.). Após a instalação, faça todas as atualizações (Windows Update) do sistema operacional.

Etapa 4 – Customizações

Com o sistema operacional instalado e atualizado, instale os softwares adicionais (por exemplo, VLC, 7zip, Acrobat Reader, Chrome, Office. Faça novamente o Windows Update (agora de outros possíveis software).

Faça customizações que acha interessante, mas lembre-se que customizações para um usuário específico não serão aplicadas, por isso procure por chaves de registro para todo o computador (HKLM), em vez do usuário (HKCU).

Uma possível personalização, pode ser copiar o perfil do usuário para o perfil default, mas esse procedimento pode carregar muito arquivo desnecessário e deixar o perfil padrão, para todo novo usuário, grande demais.

Etapa 5 – Limpeza

Vamos apagar o usuário que foi criado na instalação, para isso habilite o usuário local administrador (durante a instalação deve ter sido criado um usuário diferente) e defina uma senha, reinicie o computador, entre com o usuário administrador e apague o usuário da instalação.

Para evitar consumo/desperdício de disco, faça a limpeza do disco (com ferramentas como o disk cleanup, para limpar arquivos temporários e os arquivos do Windows Update, assim como o dism, para reduzir a pasta winsxs).

Etapa 6 – Fechando a máquina virtual

Com esse sistema operacional pronto para gerar a imagem, vamos remover as informações pessoais. Para isso abra o aplicativo sysprep como administrador, marque executar o OOBE (aquele assistente inicial de personalização do sistema), para generalizar (retirar as informações pessoais existentes) e para desligar o sistema. Ao finalizar a execução o sistema operacional será desligado e não deve mais ser ligado na VM.

Etapa 7 – Gerando o novo pacote install.wim

Iremos agora abrir este disco virtual, simulando-o como um disco real no computador. Existem várias formas de fazer isso, entre elas:

  • Clicando com o botão direito sobre o arquivo VHDX e escolhendo a opção de montar (para desconectar basta clicar com o botão direito sobre o volume, no Explorer, escolhendo a opção ejetar);
  • Abrir a ferramenta Disk Manager, indo em ações e escolhendo a opção de atachar uma imagem VHD (para desconectar depois basta clicar com o botão direito sobre o disco, no disk manager, escolhendo a opção de desatachar);
  • Pela ferramenta DISKPART, com o comando Select vdisk file = “C:\Hyper-V\Desktop.vhdx e depois attach vdisk (para desconectar, o comando detach vdisk);
  • Pelo PowerShell, com o comando Mount-DiskImage -ImagePath “C:\Hyper-V\Desktop.vhdx” (para desconectar, o comando Dismount-DiskImage -ImagePath “C:\Hyper-V\Desktop.vhdx” ).

Como já usaremos a ferramenta DISM para criar a imagem, vamos usá-la aqui para abrir o arquivo VHDX. Crie a pasta C:\Temp\Image (caso seja diferente, altere os comandos abaixo). Em seguida, abra o CMD como administrador e execute

dism /Mount-Image /ImageFile:"C:\Hyper-V\Desktop.vhdx" /Index:1 /MountDir:C:\Temp\Image

dism /Capture-Image /ImageFile:E:\Install.wim /CaptureDir:C:\Temp\Image /Name:WindowsCustom

dism /Unmount-Image /MountDir:C:\Temp\Image /Discard

dism /Unmount-Image /ImageFile:"C:\Hyper-V\Desktop.vhdx"

Etapa 8 – Colocando a imagem na nova instalação

Esta etapa final é simples, apenas apague o arquivo Install.wim (ou Install.esd) da pasta Source do pendrive e coloque, na mesma pasta, o novo arquivo de imagem Install.wim que você gerou.

Fontes/Referências

https://learn.microsoft.com/en-us/windows-hardware/manufacture/desktop/dism-image-management-command-line-options-s14
https://www.nucleustechnologies.com/blog/ways-to-mount-and-unmount-vhd-vhdx-files/

Mais Informações

Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria