Compartilhe que você está se especializando

Aqui falaremos sobre como criar um Storage Virtual EMC, é perfeito para vários casos, principalmente para usar como laboratório e explorar várias funcionalidades do produto. Para isso será necessário um servidor com virtualizador VMWare instalado.

Este post foi escrito na versão 8.1.0-38015 dois discos em RAID 1 para o Virtualizador e o VSA e mais 6 discos sem RAID para usar como discos RDM do VSA (leia aqui nosso post de como fazer RDM de discos locais, ou nas referências abaixo). Para acessar o storage, serão necessários os seguintes dados:

  • Usuário: root
  • Senha: nasadmin

Faça download do Appliance 8.1.0-38015.ova através do Powerlink da EMC. Acesse o servidor VMware ESXi, clique em File e escolha a opção Deploy OVF Template.

Na primeira tela clique no botão Browse, localize o arquivo .ova que foi feito download e clique em Next nesta tela e na seguinte. Na tela que pergunta o nome do host coloque de acordo com o padrão de sua empresa (no caso deste procedimento é o primeiro storage virtual, portanto o nome será VSA01). Clique em Next em todas as demais telas e ao final clique em Finish. Aguarde até que o VMware faça download do template e crie a máquina virtual (quando terminar clique em Close), agora e ligue e acesse o mesmo.

Configuração básica do VSA EMC

Abra o host VMWare ESXi, abra o VSA, efetue logon no servidor e digite setup. Escolha Network configuration (na tela de confirmação escolha Yes) e insira a configuração de rede e selecione OK. De volta a tela anterior, escolha Timezone configuration, escolha America/São_Paulo e selecione OK, de volta a tela anterior selecione System services, desmarque os itens bluetooth e sendmail, selecione OK e selecione Quit. De volta ao Linux, digite (quando houver <ENTER>, pressione a tecla ENTER):

sed -i “s/timeout=5/timeout=0/g” /boot/grub/menu.1st

echo "ntpdate IP_DO_SEU_NTP" >> /etc/rc.local
echo "ntpdate IP_DO_SEU_NTP" >> /etc/cron.hourly/ntpdate

chmod 755 /etc/cron.hourly/ntpdate

/nas/http/webui/bin/gen_ssl_cert.pl

sed -i "s/export BB_MEMSIZE=1600/export BB_MEMSIZE=4000/g" /opt/blackbird/blackbird_setup

halt

Quando aparecer a mensagem System halted desligue o servidor pelo VMWare. Em seguida, ainda no vmware, clique em VM e Edit Settings. Aumente a memória e as CPUs, clique na aba Resources e deixe reservado 50% da CPU e memória e clique em OK e ligue novamente o servidor.

Acesse o VSA pelo Unisphere, informe o usuário e senha e clique em Login. Passe o mouse em (no menu superior) System e escolha Storage Hardware. Em seguida clique em (no menu da direita) Setup Wizard for File. Configure as informações do nome do host, IPv4, DNS e confirme (submit). Não tente configurar interface de rede nesse Wizard para evitar problemas (pule esta e as demais etapas).

Configurar Discos para um VSA EMC

Para entregar discos para hosts é necessário a criação de volumes.O conceito para essa criação é o seguinte:

  • Entregar discos para o VSA, estes podem ser virtuais ou RDM, inclusive discos locais (caso não saiba fazer RDM de discos locais leia aqui, ou nas referências abaixo):

Desligue o VSA, em seguida pelo no vmware, clique em VM e Edit Settings. adicione os discos (os discos serão do tipo Independent e Persistent, pois não fazem snapshot mas os dados não se perdem se desligar o servidor, agora clique na aba Resources. e deixe reservado 50% da CPU e memória e clique em OK e ligue novamente o servidor.

  • Mapear esses discos. Será necessário adicionar os discos manualmente, para isso execute (via linha de comando, dentro do VSA) o comando:
ls /dev/sd*

O comando acima listará todos os discos, o que iniciam com sda e sdb são nativos do EMC, para os demais execute (o exemplo abaixo será no para o sdc, altere os próximos):

fdisk /dev/sdc <ENTER>
n <ENTER>
p <ENTER>
1 <ENTER>
<ENTER>
<ENTER>
w <ENTER>

mkfs.ext3 /dev/sdc1
mkdir /mnt/sdc1
vim /etc/fstab

Adicione (pressione a tecla INSERT do teclado para poder adicionar e utilize a tecla TAB para separar as colunas) na última linha o seguinte:

/dev/sdc1                /mnt/sdc1                              auto         defaults                   0 0

Ao final saia e salve (pressione a tecla ESC e digite :wq!) e continue executando os comandos:

mount -a

export NAS_DB=/nas

/nas/sbin/setup_clariion -init
1

ATA
3
yes
1
yes
/mnt/sdc1
1
no
  • Criar um Storage Pool de discos:

Após ter feito este procedimento em todos os discos, abra a Storage (via unisphere), selecione o menu (superior) Storage e escolha Storage Pools. Dentro clique (menu da direita) em Rescan Storage System e (na tela seguinte) em OK. Clique em Storage, Storage Pool, clique em Create e crie um Pool usando o metadata e escolhendo os discos 17 em diante (são os discos novos).

  • Associar um volume do Storage Pool para um computador.

Este poderá variar de acordo com alguns fatores e, por isso, escreveremos um post dedicado.

Fontes/Referências

NVLAN – Fazer um Raw Device Mapping com um disco Local

https://blog.technodrone.cloud/2011/04/installing-uber-vnx-nfs-v1-1st-steps.html
https://community.emc.com/thread/127890
https://youtube.com/watch?v=S3VyhIQVAQA

Mais Informações

Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria