Algumas ações simples de usuário, podem impactar o uso de computadores para outros. Por exemplo, desligar (“mutar”) o áudio de uma sala de reunião. Por isso, vamos propor aqui um meio de alterar o volume do Windows por meio da linha de comando de maneira simples, permitindo colocar na inicialização do computador e garatindo o padrão de configuração sem depender da interface gráfica.
Apesar de ser possível utilizar no PowerShell, vamos demonstrar aqui utilizando um aplicativo de terceiro nircmd pois ele tem a vantagem de permitir diversas configurações que exigiram a intervanção do usuário.
Fazendo uma GPO para resetar o volume
Antes de mais nada, você precisará baixar o nircmd.exe
Apesar de não ser o ideal copiar arquivos executáveis para a pasta Netlogon (você pode, no lugar disso, colocar em um compartilhamento de aplicativos e ter uma GPO que copie esse arquivo para o C:\Temp dos computadores, por exemplo), é uma opção você copiar o arquivo nircmd.exe para o Nelogon e fazer a seguinte GPO e colocar para executar na inicialização ou no logon (nas políticas de usuários ou de computadores, dependendo do que você deseja):
- Nome do Script: \\seudominio.com\NETLOGON\nircmd.exe
- Parâmetro do Script: setsysvolume 65535 master
Isso vai definir o volume do master (principal) para o máximo, da mesma forma é possível definir o volume do microfone de sua webcam, alterando o master para o nome do dispositivo cadastrado no painel de controle (em Sons, Gravação você pode obter o nome).
Fontes/Referências
Mais Informações
Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.
