Compartilhe que você está se especializando

Neste exemplo, vamos considerar que o PC irá usar o powershell 64 bits e que iremos usar a pasta C:\Temp, altere conforme sua necessidade.

Modo Simples

Apesar desse modo ser mais simples e rápido, não retorna todos os atributos dos objetos se adicionar a sintaxe -properties * (retorna como se os atributos estivessem em branco).

Copie, de um computador que tem o RSAT, o arquivo C:\Windows\Microsoft.NET\assembly\GAC_64\Microsoft.ActiveDirectory.Management\Microsoft.ActiveDirectory.Management.dll para a pasta C:\Temp\AD do outro computador.

Antes de executar, peça propriedades da dll copiada e verifique se ela não está bloqueada (se estiver, desbloqueie antes de continuar).

Agora abra o powershell (não use a versão x86, já que usamos a dll 64bits) e execute o comando:

Import-Module -Name "C:\Temp\AD\Microsoft.ActiveDirectory.Management.dll"

Não feche esse powershell e faça o teste (tópico abaixo).

Modo Completo

Repita todos os procedimentos do modo simples. Em seguida, copie do mesmo computador que tem o RSAT, os arquivos e pastas da pasta C:\Windows\SysWOW64\WindowsPowerShell\v1.0\Modules\ActiveDirectory para a pasta C:\Temp\AD do outro computador.

Abra, no notepad, o arquivo C:\Temp\AD\ActiveDirectory.psd1 e altere as seguintes informações:

  • Altere a linha RequiredAssemblies=”Microsoft.ActiveDirectory.Management” para RequiredAssemblies=”C:\Temp\AD\Microsoft.ActiveDirectory.Management.dll
  • Altere a linha TypesToProcess=”ActiveDirectory.Types.ps1xml” para TypesToProcess=”C:\Temp\AD\ActiveDirectory.Types.ps1xml”
  • Altere a linha FormatsToProcess=”ActiveDirectory.Format.ps1xml” para FormatsToProcess=”C:\Temp\AD\ActiveDirectory.Format.ps1xml”

Agora abra o powershell (não use a versão x86, já que usamos a dll 64bits) e execute o comando (não iremos entrar no mérito de liberar a ExecutionPolicy aqui):

Import-Module -Name "C:\Temp\AD\ActiveDirectory.psd1"

Teste

Pronto, ainda nessa seção powershell, tente executar comandos do Active Directory (Get-AdUser, por exemplo).

Fontes/Referências

https://ired.team/offensive-security-experiments/active-directory-kerberos-abuse/active-directory-enumeration-with-ad-module-without-rsat-or-admin-privileges

Mais Informações

Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria