Abaixo uma avaliação muito interessante, desenvolvida por L.A Costacurta Junqueira, do  INSTITUTO MVC. Com ela você poderá entender o seu nível/capacidade de ouvir e melhorar, podendo usar esta mesma metodologia com outros colegas, para incentivar que eles também possam se conhecer e se aprimorar.

Este teste fornecerá indicações sobre você e as áreas específicas que necessitam ser trabalhadas. Leia as questões abaixo, para cada pergunta marque na escala a forma como você age no dia a dia.

Seja honesto e não se apegue a tentar ser “políticamente correto”. Lembrando que cada pergunta deve ser marcada apenas uma opção de frequência:

PerguntaSempreQuase
Sempre
RaramenteNunca
Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo?
Você escuta nas “entrelinhas”, procurando o sentido oculto das palavras, especialmente quando a pessoa usa linguagem de significado não claro?
Você se esforça para desenvolver sua habilidade para reter informações importantes?
Você registra os detalhes  mais importantes de uma conversação?
Ao rememorar um acontecimento qualquer, você se preocupa em localizar e registrar fatos mais importantes e as palavras-chave?
Você repete para o seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa, antes que ela chegue ao fim, visando a confirmar o que foi entendido?
Quando em conversa com outra pessoa você começa a imaginar a resposta a qualquer colocação apenas quando o outro já expressou suas idéias?
Você evita tornar-se hostil ou excitado quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu?
Você ignora outros fatos paralelos à conversa quando está ouvindo?
10. Você sente e transmite um interesse genuíno no que o outro está dizendo?

Para interpretar o que foi respondido, some o total de pontos de cada coluna. Em seguida faça o seguinte cálculo (aplique os seguintes multiplicadores):

Resultado = (Sempre*4)+(Quase Sempre*3)+(Raramente*2)+(Nunca*1)

Em posse do seu resultado, analise abaixo o seu nível como ouvinte:

  • 32 ou mais pontos: Você é um bom ouvinte – alguém que desperta confiança e que sabe captar as idéias dos seus interlocutores;
  • 27 a 31 pontos: Colocam você entre os ouvintes médios;
  • 22 a 26 pontos: Mostram a necessidade de uma prática consciente da arte de bem ouvir, a fim de superar algumas deficiências;
  • 21 ou menos pontos: Significa que, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta são deturpadas e retransmitidas com “Interferências”.

Você pode identificar seus pontos fracos ao ouvir os outros e medir sua eficácia em ouvi-los utilizando-se do teste. Este teste fornecerá indicações sobre as áreas específicas que necessitam ser trabalhadas, são aqueles itens que mereceram 1 ou 2.
Através do trabalho consciente visando eliminar o “nunca” e o “raramente” de suas respostas, você poderá alcançar significativas melhoras nas suas relações com seus amigos, subordinados, clientes, parceiros e superiores.
Registre em folha à parte os pontos principais a serem desenvolvidos para que você se torne um melhor ouvinte.

Lembre-se que é importante aprender a ouvir as “entrelinhas”, pois muito do que precisa ser dito está além da comunicação verbal. Tenha total disponibilidade e atenção a pessoa que está lhe falando, evite distrações, memorize o que foi dito e como. Não interrompa ou demonstre emoções que possam desviar a pessoa de dizer o que ela deseja.

Fontes/Referências

https://clubedevendas.wordpress.com/2010/06/30/voce-e-um-bom-ouvinte/
https://guialog.com.br/avaliacao-ouvinte.htm

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