Abaixo uma avaliação muito interessante, desenvolvida por L.A Costacurta Junqueira, do INSTITUTO MVC. Com ela você poderá entender o seu nível/capacidade de ouvir e melhorar, podendo usar esta mesma metodologia com outros colegas, para incentivar que eles também possam se conhecer e se aprimorar.
Este teste fornecerá indicações sobre você e as áreas específicas que necessitam ser trabalhadas. Leia as questões abaixo, para cada pergunta marque na escala a forma como você age no dia a dia.
Seja honesto e não se apegue a tentar ser “políticamente correto”. Lembrando que cada pergunta deve ser marcada apenas uma opção de frequência:
Pergunta | Sempre | Quase Sempre | Raramente | Nunca |
Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo? | ||||
Você escuta nas “entrelinhas”, procurando o sentido oculto das palavras, especialmente quando a pessoa usa linguagem de significado não claro? | ||||
Você se esforça para desenvolver sua habilidade para reter informações importantes? | ||||
Você registra os detalhes mais importantes de uma conversação? | ||||
Ao rememorar um acontecimento qualquer, você se preocupa em localizar e registrar fatos mais importantes e as palavras-chave? | ||||
Você repete para o seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa, antes que ela chegue ao fim, visando a confirmar o que foi entendido? | ||||
Quando em conversa com outra pessoa você começa a imaginar a resposta a qualquer colocação apenas quando o outro já expressou suas idéias? | ||||
Você evita tornar-se hostil ou excitado quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu? | ||||
Você ignora outros fatos paralelos à conversa quando está ouvindo? | ||||
10. Você sente e transmite um interesse genuíno no que o outro está dizendo? |
Para interpretar o que foi respondido, some o total de pontos de cada coluna. Em seguida faça o seguinte cálculo (aplique os seguintes multiplicadores):
Resultado = (Sempre*4)+(Quase Sempre*3)+(Raramente*2)+(Nunca*1)
Em posse do seu resultado, analise abaixo o seu nível como ouvinte:
- 32 ou mais pontos: Você é um bom ouvinte – alguém que desperta confiança e que sabe captar as idéias dos seus interlocutores;
- 27 a 31 pontos: Colocam você entre os ouvintes médios;
- 22 a 26 pontos: Mostram a necessidade de uma prática consciente da arte de bem ouvir, a fim de superar algumas deficiências;
- 21 ou menos pontos: Significa que, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta são deturpadas e retransmitidas com “Interferências”.
Você pode identificar seus pontos fracos ao ouvir os outros e medir sua eficácia em ouvi-los utilizando-se do teste. Este teste fornecerá indicações sobre as áreas específicas que necessitam ser trabalhadas, são aqueles itens que mereceram 1 ou 2.
Através do trabalho consciente visando eliminar o “nunca” e o “raramente” de suas respostas, você poderá alcançar significativas melhoras nas suas relações com seus amigos, subordinados, clientes, parceiros e superiores.
Registre em folha à parte os pontos principais a serem desenvolvidos para que você se torne um melhor ouvinte.
Lembre-se que é importante aprender a ouvir as “entrelinhas”, pois muito do que precisa ser dito está além da comunicação verbal. Tenha total disponibilidade e atenção a pessoa que está lhe falando, evite distrações, memorize o que foi dito e como. Não interrompa ou demonstre emoções que possam desviar a pessoa de dizer o que ela deseja.
Fontes/Referências
https://clubedevendas.wordpress.com/2010/06/30/voce-e-um-bom-ouvinte/
https://guialog.com.br/avaliacao-ouvinte.htm
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