Aqui falaremos sobre como licenciar os usuários da sua organização utilizando o PowerShell.
Essa forma de licenciamento pode ajudar a licenciar muitos usuários de uma só vez, ou até mesmo atribuir licenciamentos distintos baseado em perfis ou atributos do AD.
E para facilitar mais a vida dos administradores, vamos ensinar criar uma tarefa para atribuir as licenças a todos os usuários ainda não licenciados
Para executarmos todas as ações descritas nesse post, precisaremos cumprir algumas etapas em sequência. Estas etapas serão:
- Instalar os módulos do Office 365 no Powershell
- Conectar-se ao Office 365
- Listar os planos existentes e definir o plano que será usado
- Listar os aplicativos do plano e definir quais não serão habilitados
- Habilitar uma conta no Office 365
Em alguns momentos, será necessário alterar uma parte dos comandos de acordo com o seu ambiente, para isso deixaremos as partes que precisam ser alteradas em cinza.
Instalando os módulo do Office 365 no Powershell
Abra o powershell, como administrador, em seguida execute o comando:
Install-Module -Name MSOnline
Conectando no Office 365
Agora execute os seguintes comandos no powershell para se conectar ao Office 365:
$O365Cred = Get-credential -Message "Credencial no OFFICE365"
Connect-MsolService -Credential $O365Cred
Outra opção, caso queira criar um script futuramente, é deixar o usuário e senha definidos no comando e não ser solicitado a inserção. Nesse caso pode ser usado os seguintes comandos:
$User = "conta_admin@seudominio.com"
$password = ConvertTo-SecureString "SENHA" -AsPlainText -Force
$Cred = New-Object System.Management.Automation.PSCredential ("$User", $password)
Connect-MsolService -Credential $O365Cred
Listando os planos existentes e definir o plano que será usado
Para listar os planos existentes, execute o comando:
Get-MsolAccountSku
O comando irá retornar todas os planos. Localize o seu plano na coluna AccountSkuId (no padrão “SUA_CONTA:SEU_PLANO“), pois esse nome será necessário para os próximos comandos. Caso tenha dificuldade para localizar qual é o seu plano, use as colunas ActiveUnits: Total de total de licenças disponíveis (ActiveUnits) e licenças já em uso (ConsumedUnits ) para lhe ajudar a localizar.
Listando os aplicativos do plano e definindo quais não serão habilitados
Tendo nome do seu AccountSkuId, execute o comando abaixo para listar os aplicativos disponíveis nesse plano:
(Get-MsolAccountSku | where {$_.AccountSkuId -eq "SUA_CONTA:SEU_PLANO"}).ServiceStatus
Veja, na lista de pacotes, quais não serão habilitados para o usuário. Para isso iremos criar uma variável com o plano que desejamos, desabilitando desse plano os aplicativos ServicePlan que não devem ser adicionados (em nosso exemplo, iremos desabilitar o Teams e o Sway), com os seguintes comandos:
$disabledapps = @()
$disabledapps += "TEAMS1"
$disabledapps += "SWAY"
$MyServicePlans = New-MsolLicenseOptions -AccountSkuId "SUA_CONTA:SEU_PLANO" -DisabledPlans $disabledapps
Habilitando uma conta no Office 365
Por fim, para habilitar uma conta específica no plano desejado e sem os aplicativos que não foram autorizados, execute os seguintes comandos:
Set-MsolUser -UserPrincipalName “conta_admin@seudominio.com” -UsageLocation BR Set-MsolUserLicense -UserPrincipalName “conta_admin@seudominio.com” -AddLicenses “SUA_CONTA:SEU_PLANO” -LicenseOptions $MyServicePlans -ErrorAction SilentlyContinue |
Fontes/Referências
https://o365reports.com/2019/11/01/install-all-office-365-powershell-modules/
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