Aumentar discos virtuais é uma tarefa muito fácil, porém diminuir esses discos demanda tempo e trabalho da equipe. Aqui faremos um POST com 3 alternativas para reduzir esses discos, todos os meios se baseiam em criar um disco novo, menor, e substituir.

Três possíveis meios de se fazer isso são:

  • O método mais simples, porém precisa da VM desligada: Exportar essa VM, apagar e importar novamente. Dessa vez definindo um tamanho menor desse novo disco.
  • Caso essa VM possuam muitos discos e inviabilize exporta-la, use uma VM temporária para: Desligar a VM com disco a reduzir, remover esse disco sem apagá-lo, entregar o disco virtual para uma nova VM, criar também o novo disco menor para nessa mesma VM temporária, usar o software Macrium Reflect e clonar esse disco para um novo disco menor. Ao final, apagar o disco original, remover o novo disco menor sem apagá-lo e entregar o disco menor para a VM definitiva.
  • Um meio de fazer esse procedimento com a VM ainda ligada é fazer um V2V, usando o VMware vCenter Converter Standalone – My VMware, com ele é possível alterar todas as configurações da VM a ser clonada, incluindo separar partições como novos discos e permitir ao final do clone que a VM original seja desligada e a nova seja ligada no lugar.

Fontes/Referências

https://www.macrium.com/reflectfree
https://www.vmware.com/go/getconverter

Mais Informações

Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria