Compartilhe que você está se especializando

Liderança situacional é um modelo de gestão de equipes, desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard, que consiste em flexibilizar a forma de liderar de acordo com o contexto/nível de maturidade de seus membros. Encontrando assim a melhor forma de mantê-los motivados.

Os 4 níveis de maturidade de uma equipe

Uma analogia de maturidade profissional:

  • E1 – Bebê: necessário dar direções específicas e monitorar a performance de perto. Não sabe nada e tem que explicar, ensinar, orientar e direcionar.
  • E2 – Criança: É necessário supervisionar, dar mais espaço e observar;
  • E3 – Adolescente: Precisa de apoio, mas não direção completa;
  • E4 – Adulto: Em teoria não precisa de nada, pode-se apenas contar com ele.

Os 4 estilos de liderança situacional

Após avaliar o colaborador e defini-lo em uma sua escala correta, é possível definir o estilo de liderança que mais manterá esse profissional motivado. Abaixo os tipos de liderança, de acordo com o nível de maturidade.

Nível de MaturidadeEstilo da Liderança
M1 – Maturidade baixa: Considera que a pessoa não tem capacidade nem vontade de assumir a responsabilidade de fazer algo, não são competentes nem seguras de si, sendo em muitos casos, sua falta de disposição consequência da insegurança em relação à tarefa exigida.E1 – Direção ou determinar: Para pessoas que não tem capacidade nem vontade (M1) de assumir a responsabilidade de fazer os padrões. Consequentemente, um estilo diretivo (E1) que dá uma orientação e supervisão clara e específica é a mais apropriada. Para estas pessoas o supervisor deve especificar o que as pessoas devem fazer, como, quando e onde devem executar várias tarefas. Os padrões devem ser entregues prontos.
M2 – Maturidade baixa a moderada: Considera que a pessoa não tem capacidade, mas sente disposição para assumir responsabilidade, tem confiança em si, no entanto, ainda não possue as habilidades necessáriasE2 – Treinamento: É o estilo a ser adotado para pessoas que sentem disposição, mas não tem capacidade. Ainda deve adotar-se um comportamento diretivo (especificar o que as pessoas devem fazer, como, quando e onde devem executar várias tarefas) por causa da falta de capacidade, mas ao mesmo tempo reforçar a disposição e o entusiasmo das pessoas. O líder procura conseguir que os liderados se sintam convencidos a adotarem os padrões e comportamentos desejados. Os operadores nesse nível de maturidade geralmente aceitam os padrões quando entendem as razões do mesmo e o supervisor lhes fornece a direção.
M3: – Maturidade moderada a alta: Considera que a pessoa tem capacidade, mas não está dispostas a fazer o que dela se espera. Sua falta de disposição muitas vezes é consequência da falta de confiança em si mesmas ou insegurança. Entretanto, se for competente, mas pouco dispostas, sua relutância em fazer o que delas se espera é mais uma questão de motivação do um problema de insegurança.E3 – Apoio ou participativo: para maturidade entre alta e moderada: As pessoas neste nível de maturidade têm capacidade, mas não estão dispostas a elaborar os padrões. Neste caso o supervisor precisa abrir a porta no sentido de apoiar os operadores nos seus esforços de utilizarem a capacidade que já possuem e passem a elaborar os seus próprios padrões que determinam como, quando e onde fazer as coisas.
M4 – Maturidade alta, considera que a pessoa neste nível tem capacidade e disposição para assumir responsabilidades.E4 – Delegar: As pessoas neste nível de maturidade têm capacidade e disposição para a elaboração de padrões. Embora possa ainda ser o supervisor que determina quais os padrões a serem elaborados, a responsabilidade de fazê-los já é dessas pessoas.

Fontes/Referências

http://ripenconsultoria.com.br/2016/07/15/como-desenvolver-o-talento-da-lideranca-e-se-tornar-um-lider-modelo
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr450305_7527.pdf
https://www.linkedin.com/pulse/o-l%C3%ADder-e-lideran%C3%A7a-situacional-tib%C3%A9rio-c%C3%A9sar-s-de-sousa/
https://www.twygoead.com/site/blog/lideranca-situacional

Mais Informações

Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria
Categorias: Governança