A boa gestão dos processos internos são fundamentais para qualquer organização e, neste caso, o Modelo de Maturidade de Processos é uma ferramenta valiosa para avaliar e melhorar a qualidade de seus processos. Neste post, vamos explorar o conceito de maturidade de processos e seus diferentes níveis para otimizar as operações e alcançar resultados cada vez melhores.
Definições
O Modelo de Maturidade de Processos é um referencial usado para avaliar a qualidade dos processos, acompanhar e encontrar pontos de melhorias. Ele é dividido em níveis, cada um com definições, características de capacidade e passo para o próximo nível.
- Nível 1 (Informal): As atividades são realizadas sem controle e nem planejamento, resultando em desempenho confuso, produtos de baixa qualidade, incertezas nos prazos e estouro de custos, totalmente dependente das habilidades, comprometimento e da dedicação de quem executa.
- Nível 2 (Organizado): Os produtos seguem padrões e requisitos, com a execução dos principais processos sendo planejada e gerenciada, evoluindo para uma estrutura bem definida e resultados previsíveis. Porém, atividades e a relação processos macroprocessos não são bem definidos.
- Nível 3 (Bem estruturado): As atividades básicas seguem um processo bem definido e padrões são adotados em toda a organização. Subprocessos e atividades estão claros, assim como as relações entre processos e macroprocessos são estabelecidas, com o início de medições para apoiar o gerenciamento de processos.
- Nível 4 (Gerenciado): A organização foca no gerenciamento de processos, coletando e analisando o desempenho, proporcionando conhecimento sobre sua capacidade de execução e previsões precisas. Isso permite a quantificação da qualidade do produto. A principal diferença em relação ao Nível 3 é que, neste nível, o desempenho do processo é conhecido e controlado.
- Nível 5 (Otimizado): Metas de desempenho são estabelecidas com base nos objetivos do negócio, e as medições fornecem feedback para orientar melhorias e inovações nos processos. A principal diferença em relação ao Nível 4 é a ação contínua de melhoria alinhada aos objetivos estratégicos da organização.
Mapa
Fontes/Referências
https://slideplayer.com.br/slide/10327023/#google_vignette
Mais Informações
Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.