Aqui abordaremos uma visão de maturidade corporativa de TI, onde fizemos uma divisão de níveis baseadas em experiências com vários parceiros (inclusive com avaliações e níveis usados pos outros parceiros, também).
Várias metogolodias abordam de maneiras e quantitativos parecidos sobre os níveis de maturidade de TI, portanto a descrição abaixo é um ponto de vista apenas e poderá estar equivalente à vários outros. Vale lembrar que os serviços de TI pode ser comparado a uma escada, onde a cada vez que o usuário sobre um novo degrau (de qualidade e serviço) ele também é capaz de ver um novo horizonte de possibildiades que deseja alcançar, quando subir mais um degrau para alcançar esse novo horizonte ele passe a ver NOVOS horizontes… E assim continua sempre
Nível | Nome | Características | Passos a seguir | Para o negócio |
1 | Básico | Inicial, reativo Sem procedimentos definidos | Iniciar framework de serviços (como ITIL).PDCA | TI Apaga incêndio Serviços caem e isso é normal |
2 | Padronizado | Gerenciada, automação limitada, Amadurecendo docentações, papéis e responsabilidades | Iniciar SWOT Iniciar framework de processos (como COBIT). PDCA | TI é “um mal necessário” Serviços não são vistos como os melhores para a empresa |
3 | Racional | Recursos providos automaticamente, Níveis de serviços sendo implementados, Mudanças planejadas Fluxos de trabalho definidos | Aprimorar Disponibilidade Aprimorar Capacidade. Fazer BIA e planos de DR. PDCA | TI como parceiro do negócio Serviços tem mais qualidade e usuários não questionam isso |
4 | Dinâmico | Serviços providos automaticamente Níveis de serviços monitorados e aprimorados Serviços/padrões normatizados Fluxo de aprovações definidas | DR testada e garantida. PDCA | TI gera diferencial ao negócio |
5 | Otimizado | Serviços continuos | PDCA | TI é uma consultoria na tomada de decisão do negócio |
Fontes/Referências
https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/9857.preparacao-para-o-exame-70-673/revision/46.aspx
https://www.pmgacademy.com/pt/blog/artigos/cobit-modelos-maturidade
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.