Originado na Segunda Guerra Mundial, continua sendo moderno e abrangente: Uma metodologia simples para melhorar o ambiente de trabalho é o 5S. Originado no Japão, o método 5S pode melhorar significativamente a maneira como você opera, resultando, assim, em maior eficiência, qualidade e satisfação dos funcionários. Além disso, dentre os principais benefícios do uso do 5S estão:

  • Aumento da Produtividade: Ao eliminar desorganização e desperdícios, os funcionários podem se concentrar mais nas tarefas essenciais;
  • Melhoria da Qualidade: Processos padronizados reduzem erros e aumentam a consistência;
  • Maior Segurança: Ambientes limpos e organizados reduzem riscos de acidentes;
  • Economia de Tempo: A organização eficiente permite encontrar ferramentas e documentos rapidamente;
  • Melhor Ambiente de Trabalho: Um espaço de trabalho limpo e organizado melhora a moral e a satisfação dos funcionários.

Neste post, vamos explorar um pouco sobre seus conceitos, como aplicá-los em um ambiente e os benefícios que essa metodologia pode trazer.

O Que é o Método 5S

5S deriva de cinco palavras japonesas (todas pronunciadas inicial S) que representam os cinco passos do processo:

Seiri (O Senso de Utilização): Separar o que é necessário do que não é

Comece realizando uma auditoria do seu ambiente de trabalho. Identifique e elimine itens desnecessários, tais como equipamentos obsoletos, documentos antigos e softwares não utilizados. Mantenha apenas o que é essencial para as operações diárias.

Seiton (Senso de Organização): Organizar os itens necessários de maneira eficiente

Organize os itens restantes de maneira lógica e eficiente. Isso pode significar, por exemplo, a organização de cabos, a criação de um sistema de arquivamento digital eficiente e, além disso, a disposição de ferramentas e equipamentos de fácil acesso.

Seiso (Senso de Limpeza): Manter o ambiente de trabalho limpo e arrumado

Estabeleça rotinas diárias de limpeza para manter o ambiente de trabalho impecável, isso pode incluir a limpeza de estações de trabalho, servidores e outros equipamentos de tecnologia.

Seiketsu (Senso de Padronização): Padronizar as melhores práticas

Desenvolva e documente procedimentos padrão para todas as atividades de rotina. Isso pode incluir a padronização de processos, de atividades e até de gestão para manter a qualidade e eficiência em tudo o que é feito

Shitsuke (Senso de Disciplina): Manter e revisar os padrões continuamente

Incentive a disciplina e a adesão aos padrões de eficiência e qualidade estabelecidos. Realize auditorias regulares para garantir que os processos estão sendo seguidos e faça ajustes conforme necessário.

Fontes/Referências

https://lean.org/?s=5s
https://pt.wikipedia.org/wiki/5S

Mais Informações

Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria
Categorias: Governança