Referenciamos um pedaço do artigo “Gráfico de Pareto: Aprenda a usar esta ferramenta e baixe modelo grátis“, da Arruda Consult (recomendamos que conheça também melhor o site deles).
O diagrama foi criado pelo economista italiano Vilfredo Pareto, no século XIX, é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e constitui-se num gráfico que é utilizado para identificar quais os itens ou causas de perdas que devem ser sanadas, são responsáveis pela maioria das perdas. Trata-se de uma ferramenta muito simples e tem sua aplicação nas mais diversas áreas de gestão.
Surgimento
Pareto teria observado que 80% das terras na Itália pertenciam a 20% da população, mais tarde J. M. Juran que é um dos mais renomados teóricos do gerenciamento da qualidade teve importantes contribuições no desenvolvimento do método, batizando o fenômeno de “Principio de Pareto” baseando-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, como foi dito por Juran “poucas são vitais, a maioria é trivial”.
Exemplo da aplicação do conceito
- No trânsito 80% dos acidentes fatais ocorrem com jovens entre 19 e 30 anos;
- Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões;
- Estudos mostram que 20% dos clientes respondem por mais de 80% dos lucros de qualquer negócio;
- Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas;
- Menos de 20% das celebridades dominam mais de 80% da mídia;
- Em livrarias de USA 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores.
Hoje em dia o principio de Pareto é muito utilizado nas organizações para lidar com problemas internos como qualidade dos produtos, melhoria de processos, analise de falhas, avaliação de custos, analise de acidentes, gestão da manutenção, controle de vendas e etc. O método de Pareto também é conhecido como “Lei dos 20-80” ou “Curva ABC” e de forma determinística diz que na maioria dos eventos, 20% das causas são responsáveis por 80% dos efeitos. O diagrama pode ser aplicado seguindo seis passos básicos, com isso é possível ter uma ideia clara da relação entre causas e problemas a fim de priorizar a ação que trará melhor resultado.
Elabore o Diagrama de Pareto em 6 etapas
- Determine o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda você quer investigar;
- Defina o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;
- Em uma tabela, ou folha de verificação, organize os dados com as categorias do aspecto que você definiu;
- Faça os cálculos de frequência e agrupe as categorias que ocorrem com baixa frequência sob a denominação “outros”, calculando também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado;
- Trace o diagrama ou faça o gráfico;
- Elabore um plano de ação para tratar as causas responsáveis pela maioria dos problemas identificados.
O Diagrama de Pareto tem como objetivo identificar quais causas devem ser “atacadas” primeiro ou que surtirão melhores resultados, no entanto, devem ser verificadas diversas classificações até a construção do diagrama final e problemas ou causas muito complexas devem ser estratificadas a fim de garantir a eficácia do método.
Fontes/Referências
http://www.arrudaconsult.com.br/2014/10/grafico-de-pareto-aprenda-usar-esta.html
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.