Compartilhe que você está se especializando

Vamos demonstrar um procedimento para fazer uma cópia de segurança e restaurar o conteúdo do seu site WordPress com uma ferramenta que em suma permite migrar para um novo endereço URL.

Realizando com o Duplicator

Abra a administração do WordPress, clique no menu Plugins e clique no botão Adicionar novo. Na tela seguinte pesquise por Backup, instale e ative o plugin Duplicator – WordPress Migration & Backup Plugin.

Para fazer um backup, abra o Duplicator, clique no botão Create New, siga as etapas de Setup (configurações e personalização), Scan (validação das informações) e Build (onde será gerado o pacote com um arquivo .zip e installer.php). Ao final, clique em Download Both Files para fazer download do arquivo de backup.

Para restaurar, copie o conteúdo gerado no processo de Build (arquivo .zip e installer.php) e envie para o servidor onde será feita a migração.

No novo servidor, abra a URL http://site.seudominio.com/installer.php e insira o nome do arquivo .zip e siga os processos para iniciar a migração. Na segunda etapa de setup, clique em Apply e em Validate.

Na tela de validação marque aceite o contrato e clique em Next, na tela de confirmação clique em OK. Ao final, deixe marcado a opção de apagar os arquivos após login, clique no botão Admin Login e faça Login.

Se o processo tiver sido finalizado com sucesso:

  • Apague o arquivo .zip localizado na pasta /var/www/html/site.seudominio.com/wp-content/backups-dup-lite do servidor de origem.
  • Apague os arquivos .zip e php (arquivo com data) localizados na pasta /var/www/html/site.seudominio.com/wp-content/backups-dup-lite do servidor de destino.

No servidor de destino, faça o primeiro login (a senha será do servidor de origem), expanda a opção Data Cleanup e clique nos dois botões para limpar os arquivos. Em seguida, no início da tela, clique em Remove Installation Files Now.

Por fim, altere a senha para a do servidor de destino.

Realizando com o UpdraftPlus – Backup/Restore

Se preferir usar esse plugin, vá na administração do WordPress, clique no menu Plugins, adicione, instale e ative o plugin UpdraftPlus: WordPress Backup & Migration Plugin.

No menu Configurações > Backups do UpdraftPlus, acesse a aba Backup/Restauração (primeira) e clique em Fazer backup agora.

Na janela de confirmação, deixe marcadas somente as opções Incluir seu banco de dados no backup e Incluir seus arquivos no backup. Clique em Fazer backup agora., quando finalizar, vá em Backups Existentes e clique em todos os itens para aparecer a opção de download (Banco de dados, Plugins, Temas, Envios, Outros).

Para restaurar o backup deste mesmo site, é só clicar em Restaurar ao lado. Caso queira restaurar este backup em outro site, é necessário clicar em cada uma das 5 opções e baixar cada um dos arquivos para o seu computador. Por padrão, são 5 arquivos, mas é possível que existam mais, casos os arquivos estejam grandes (o limite é 400mb, após isso ele divide o arquivo).

Para restaurar este backup em outro WordPress (exemplo: do servidor de homologação para produção), certifique-se de que o plugin UpdraftPlus Backup/Restore está instalado no outro site. Acesse Configurações > Backups do UpdraftPlus, vá até Backups Existentes e clique no botão Enviar arquivos de backup.

Envie os 5 arquivos baixados em seu computador. Aparecerá uma nova linha na lista de backups existentes, com a data e hora do backup realizado. Clique em Restaurar, na janela de restauração, selecione todos os componentes para restaurar. Se aparecer, deixe marcado o checkbox com a opção migrate e clique em próximo.

Espere o plugin finalizar a atualização e apresentar a mensagem de confirmação, e clique em Return to UpdraftPlus configuration. Aparecerá uma janela para que você faça login novamente.

Para versões muito antigas do WordPress

Abra a administração do WordPress, clique no menu Plugins e clique no botão Adicionar novo. Na tela seguinte pesquise por Backup, instale e ative o plugin BackupGuard.

Para fazer um backup, abra o BackupGuard, faça um backup full do site (use o nome BackupFull_ano-mês-dia). Ao final, na parte de Actions faça download do arquivo e apague o backup desse servidor.

Para fazer um restore, abra o BackupGuard, clique em Import e faça upload do arquivo de Backup. Ao final, localize o backup que foi feito upload, na parte de Actions faça o restore desse arquivo para o ambiente.

Fontes/Referências

https://pt.wordpress.org/plugins/duplicator/
https://youtu.be/94wzCqPkQY0

Mais Informações

Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria