Esse erro é pelos IPs definidos para a conexão VPN não estarei disponíveis por algum motivo. Para solucionar:
- Primeiro, certifique-se que não disponibilizou um pool (quantidade) de IP’s muito pequeno. Verifique isso vá no menu VPN, escolha SSL-VPN Portals, abra o seu portal VPN e verifique em Source IP Pools (ou Address Range, dependendo da versão) a quantidade de IP’s que você disponibiliza pra o acesso VPN;
- Vá no menu Monitor, escolha SSL-VPN Monitor, verifique se há muitas conexões “presas” e desconecte se for necessário;
- Reinicie a VPN, para isso abra a console e execute o comando: fnsysctl killall sslvpnd
Se for preciso, você pode também habilitar o debug da VPN e pedir para o usuário conectar enquanto você monitora. Para isso abra a console e execute os comandos:
diag deb app sslvpn -1
diag deb en
Fontes/Referências
https://community.fortinet.com/t5/FortiGate/Technical-Tip-Unable-to-receive-VPN-tunnel-IP-address-30/ta-p/198496
https://community.fortinet.com/t5/FortiGate/Technical-Tip-Unable-to-receive-VPN-tunnel-IP-address-30-despite/ta-p/208365
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