Em 2019 fizemos um post sobre como Adicionar o reCAPTCHA no OWA do Exchange 2016, mas não explicamos tão bem as vantagens do Google reCAPTCHA, um serviço que ajuda a proteger contra abusos (como bots) através de uma análise de atividades para validar os usuários.
Apesar do Google reCAPTCHA ser muito conhecido, poucos sabem que a versão 3 do reCAPTCHA é muito mais simples, ela não solicita que você clica em “não sou um robô” e aparece de forma discreta, no canto da página.
Além disso, essa solução entrega um portal analytics voltado para a segurança, informando quantas sessões foram permitidas, são de alto, baixo e médio risco (esses parâmetros são configuráveis em seu código) e em que parte do portal.
Para usar esse serviço gratuito, vá no site do Google reCAPTCHA, crie a sua conta e o seu perfil. Em seguida, você será direcionado ao Google Cloud e deverá criar sua chave, preenchendo o nome de exibição da sua preferência e o tipo de plataforma (site ou app):
Após criar a chave, você será direcionado à edição da mesma.
Na lista de domínios, insira os domínios que vão utilizar essa chave. Um domínio é o endereço de um site. Exemplo: www.nvlan.com.br.
Por fim, escolha as configurações desejadas e crie a chave.
Obtenha a chave do site e a chave secreta (parte acima e abaixo, em amarelo na figura), copie essas chaves para o seu código e use os exemplos que eles disponibilizam para inserir esse código em seu site.
Fontes/Referências
NVLAN – Adicionar o reCAPTCHA no OWA do Exchange 2016
https://developers.google.com/recaptcha/docs/analytics
https://www.google.com/recaptcha
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