Aqui não vamos falar se vale (ou não) a pena fazer a aquisição desta ferramenta de virtualização, se ela é a melhor opção para quais casos ou quais as demais opções. Vamos considerar apenas que este post é para aquele que á tem a licença e pretende fazer a renovação.
Este post é com o seguinte foco: Constatamos que alguns parceiros nossos fazem a renovação das licenças vSphere (que são pagas por processador) no modelo mais caro (Enterprise Plus) com o melhor tipo de suporte (24×7) e ainda sobre um ambiente médio ou grande de hardwares mais antigo (as vezes servidores com dois processadores QUAD core e 64GB de RAM). Mas o custo dessa licença é suficiente para fazer a troca do parque de hardware por uma quantidade menor de equipamentos com um hardware superior (por exempllo, dois processadores OCTA core e 256GB de RAM), substituir todos os equipamentos antigos e renovar um numero bem menor de licenças.
Um exemplo: Um cliente nosso ia renovar as licenças VMware para uma série de servidores antigos, mostramos que era mais barato, eficiente (menor custo de energia no CPD, renovação de garantia de hardware, etc.) se trocasse todo o hardware por apenas dois equipamentos com 512GB de RAM e adquirir as licenças VMware vSphere Essentials (mas para alguns casos poderia ser a licença Remote Office Branch Office).
Outra item que deve ser levado em conta é o tipo de suporte. Muitas empresas renovam no modelo mais caro (24×7) sendo que só poderá usar o suporte em horário comercial, vale a pena dizermos que essa modalidade é muito utilizada contratualmente por equipes que querem sempre contratar o melhor porém pouco utilizada na prática.
Fontes/Referências
http://www.vmware.com/br/products/vsphere.html
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.