É muito comum a confusão entre o que é SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached Storage). Vamos dar nossa contribuição aqui, sob o ponto de vista do que achamos que mais interessa, como esse disco é entregue para um host e quais as diferenças.
Em um SAN o disco não é formatado pelo Storage e é entregue diretamente para um host (esse host vai formatá-lo como desejar: NTFS, EXT4, VMFS, etc.). Para o host, o disco do SAN é como todos os demais discos existentes. Essa é uma entrega a nível de bloco, os protocolos mais conhecidos para usar um SAN são FC, iSCSI e FCoE.
Em um NAS o disco é entregue para uma controladora do Storage (que funciona como um servidor de rede), este formata e compartilha o disco e os hosts mapeiam esse compartilhamento. Sendo um disco entregue ao Storage é mais fácil encontrarmos funcionalidades (como fazer cópias de segurança dos arquivos em horários agendados). Este é uma entrega a nível de arquivo, os protocolos mais conhecidos para usar um NAS são NFS e CIFS.
A definição de qual arquitetura usar depende de como é a infraestrutura, quais funcionalidades (e custo) se deseja nesta solução. Não existe uma resposta direta nem uma resposta sempre certa, mas se o foco for a menor alteração possível no ambiente recomendamos o NAS por não necessitar de placas HBAs específicas nos equipamentos, switches FCs e cabeamentos novos, por outro lado se o objetivo for o maior desempenho e estabilidade recomendamos o SAN já que a rede FC é isolada dos outros tráfegos (se tornando mais segura e confiável) e tem um tráfego maior ao das redes Ethernet tradicionais.
Se desejaram se aprofundar sobre este assunto ou retirar dúvidas, nosso contato está sempre disponível ao final do post.
Fontes/Referências
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.