Sobre o problema

Em nosso caso, tivemos os seguintes problemas em alguns usuários:

  • As novas mensagens recebidas mostravam uma hora de diferença em relação à hora correta de recebimento;
  • Ao enviar um compromisso, a pessoa recebia com uma hora de diferença do horário agendado.

Sobre o ambiente

Constatamos o seguinte cenário:

  • O fuso horário usado no local era o fuso de Brasília (-3)
  • Ao editar a hora do computador, no fuso horário de Brasília não existia a opção de horário de verão, isso porque existia uma chave de registro HKLM\SYSTEM\ControlSet\Control\TimeZoneInformation\DisableAutoDaylightTimeSet, que desativava o horário de verão na configuração de fuso usada no Windows;
  • Em vários fóruns, a solução proposta era alterar o horário de verão para qualquer outro e em seguida voltar para o horário correto. Isso foi feito e não solucionou o problema;
  • Outro fóruns falavam sobre verificar qual fuso horário o Outlook está usando, foi verificado e estava o fuso correto.

Sobre a resolução

Antes de mais nada, acreditamos que o Windows Update deva solucionar esse incidente. Porém, algumas empresas não realizam o ou realizam, mas atualizam os pacotes do Office.

Nesse caso, ao constatar que o Microsoft Outlook pode definir qualquer fuso horário para uso, entendemos que ele lê as informações do registro do Windows a lista de todos os fusos horários e não a chave que o Windows está utilizando, veja a diferença:

  • Na chave HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Time Zones possuí a lista com todos os fusos.
  • Na chave HKLM\SYSTEM\ControlSet\Control\TimeZoneInformation é configurada o nome do fuso que o Windows está usando (da lista acima) e as demais configurações definidas para o computador (por exemplo, habilitando ou não o horário de verão para o Windows)

Logo, para solucionar esse incidente, basta ir na chave HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Time Zones\E. South America Standard Time expandir a subchave Dynamic DST, deletar os horárois de verão de 2021 a 2040, alterar o valor LastEntry para 2020 e reiniciar o Outlook.

Mais Informações

Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria