O GLPI é uma ferramenta eficiente para gerir atividades da TI. Aqui falaremos sobre como permitir que o GLPI acesse uma caixa de e-mails e abra chamados com as mensagens que chegam nessa caixa, permitindo que os usuários abram chamados apenas enviando um e-mail. Para a configuração a seguir, será necessário:
- Ter executado a instalação do GLPI seguindo nosso post: Instalando o GLPI;
- Ter acesso (admin) ao GLPI e acesso (root) ao servidor onde está o GLPI;
- Ter uma caixa de e-mail que a senha não expire;
- A configuração IMAP do servidor de e-mail, em nosso caso estarão as configurações de e-mail do Exchange Onpremise (caso queira configurar para o Microsoft 365 leia nosso post de como Configurar o recebimento de e-mail no GLPI com o Office 365).
Tendo os resquistos, abra a interface web do GLPI com o usuário administrador, passe o mouse no menu Configurar e escolha o submenu Destinatários. Na tela de destinatários clique em + para adicionar. Na tela seguinte informe os seguintes valores (altere as partes em cinza conforme a realidade de seu ambiente):
- Nome: seu_email@suaempresa.com.br
- Ativo: Sim
- Servidor: seu_servidor_imap.suaempresa.com.br
- Opções de conexão: Coloque no primeiro box a opção IMAPe no segundo a opção SSL
- Posta(opcional): 993
- Usuário: coloque seu_email@suaempresa.com.br
- Senha: coloque a senha desse e-mail
Clique em Adicionar
Agora abra o linux onde o servidor do GLPI está instalado e execute o comando
crontab -e
Ao abrir o arquivo cron, (pressione a tecla INSERT para entrar em modo de edição e) insira o seguinte conteúdo:
* * * * * php /var/www/html/suaempresa.com.br/front/cron.php –force mailgate * * * * * php /var/www/htmlsuaempresa.com.br/front/cron.php –force queuedmail |
Salve e saia (aperte ESC para sair do modo de edição, digite :wq! e pressione ENTER)
Ainda no linux, reinicie o serviço cron, com o comando:
systemctl restart crond
Agora acesse novamente a interface web do GLPI, volte em Destinatários e clique na caixa de recebimento que você configurou. Clique no menu Ações, clique em Obter e-mails agora e verifique o funcionamento.
Opcional – Criar uma regra para categorizar os chamados abertos por e-mail
Caso você queira ter uma regra para os chamados vindos por e-mail (ou, por exemplo, uma regra para encaminhar os chamados enviados para suporte@suaempresa.com.br e OUTRA regra para ter outro encaminhamento para os e-mails enviados para bancodedados@suaempresa.com.br). Faça o seguinte:
Na interface web do GLPI com o usuário administrador, passe o mouse no menu Administração e escolha o submenu Regras. Na tela de regras clique em Regras de negócios para chamados. Na tela seguinte de regras de negócios para chamados clique em + para adicionar. Na tela seguinte informe os seguintes valores (vamos configurar um exemplo de que todos os chamados para o suporte serão encaminhados à um responsável, altere as partes em cinza conforme a realidade de seu ambiente):
- Em nome: coloque suporte@suaempresa.com.br
- Clique em Adicionar
- Com a regra criada (mas ainda nela), clique no menu (que acabou de aparecer) Critérios e:
- Clique para Adicionar um critério;
- Em Critério, escolha Destinatário de e-mail;
- Logo abaixo (surgiram algumas opções) escolha é e coloque suporte@suaempresa.com.br
- Clique em Adicionar;
- Com o critério criado (mas ainda na tela da regra), clique no menu Ações e:
- Clique para Adicionar uma nova ação;
- Em ação, coloque Técnico;
- Logo abaixo (surgiram algumas opções) escolha atribuir e coloque quem é responsável por essa demanda;
- Clique em Adicionar.
Fontes/Referências
NVLAN – Configurar o recebimento de e-mail no GLPI com o Office 365
NVLAN – Instalando o GLPI
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
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