Apesar de alguns computadores antigos de ainda funcionarem bem, o desempenho é insuficiente para as atividades do dia a dia, por esse motivo esses equipamentos acabam sendo descartados ou ficam “aposentados” em um canto da casa. No entanto, é possível aproveitar seu potencial com soluções leves e modernas. Aqui iremos falar sobre a opção de Instalar o Chrome OS Flex, um sistema simples e leve, em um laptop para transformar dispositivos lentos em máquinas ágeis e úteis, prolongando sua vida útil de maneira sustentável.
Foi justamente a partir desse necessidade que o Google adaptou o sistema do Chromebook para plataformas convencionais (x86) com o objetivo de resgate de equipamentos antigos e evitar o lixo eletrônico. O Chrome OS Flex foi projetado para renovar a vida útil do computadores antigos, apesar disso a Google recomenda sua instalação em aparelhos fabricados a partir de 2010. Importante lembrar: modelos com Intel GMA 500, 600, 3600 e 3650 não são compatíveis com o sistema.
Conforme dito pelo Google “Estima-se que 61,3 megatoneladas de lixo eletrônico serão descartadas somente neste ano, o que equivale ao peso de 168 edifícios Empire State. A conversão de 10.000 dispositivos para o ChromeOS Flex pode prevenir mais de 22.000 quilos de lixo eletrônico, reduzir as emissões de CO₂ e economizar energia.”
Requisitos
Para podermos executar esses procedimentos, é necessário:
- Um pen drive de 8 GB ou mais
- Computador com:
- CPU Intel ou AMD (x86 ou x64)
- 4 GB de memória RAM (ou mais)
- 16 GB de armazenamento (ou mais)
- Acesso à BIOS do sistema
A configuração leva apenas alguns minutos. Siga estas etapas abaixo.
Primeira etapa – Gere um pen drive com a instalação
Acesse o computador como administrador (pois tentar elevação depois trava a geração do pen drive) e acesse o navegador Google Chrome, agora acesse o Chrome Web Store , procure e instale a extensão Chromebook Recovery Utility. Depois de instalada, insira o pen drive, no navegador abra a extensão que foi instalada e execute o utilitário para gerar o pen drive, escolhendo (na etapa 1) as seguintes opções:
- Em vez de digitar, clique em Selecionar um modelo na lista
- Em fabricante, escolha: Google ChromeOS Flex
- Em produto, escolha: ChromeOS Flex
Na tela seguinte, escolha o pen drive (lembrando que o pen drive será formatado e o conteúdo que existia nele será perdido), execute o resto do utilitário e aguarde o download, a gravação do pen drive e o teste do conteúdo. Ao final, verifique se foi gerado com sucesso e finalize o utilitário.
Segunda etapa – Instale o ChromeOS no Laptop
Para formatar o laptop e instalar o sistema operacional ligue o Laptop e altere a sequencia de boot (a tecla varia entre cada equipamento) ou entre na BIOS (a tecla para acessar a BIOS também pode varia para cada equipamento) e altere a sequencia do boot, colocando o pen drive para iniciar.
Deverá aparecer o logo do ChromeOS Flex, o processo de instalação é simples (altere as configurações, como idioma, teclado, conforme a realidade do seu equipamento), escolhendo a opção Instalar o ChromeOS Flex para instalar. O equipamento será formatado e irá reiniciar (ou pedir para reiniciar, dependendo da versão).
Quando ele reiniciar, retire o pen drive.
Terceira etapa – Execute a configuração inicial
Quando o equipamento reiniciar, execute o assistente de configuração definindo o layout do teclado, o destino do equipamento, a rede (talvez precise habilitar a placa Wifi por alguma tecla de atalho do laptop), a conta do Google, atualização do sistema e o equipamento poderá ser reiniciado.
Fontes/Referências
https://chromeos.google/intl/pt_br/products/chromeos-flex/
https://chromewebstore.google.com
https://tecmundo.com.br/software/236067-tutorial-instalar-chrome-flex-pc-antigo.htm
https://youtube.com/watch?v=iZ577bbMT9U
Mais Informações
Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.