Muitos programas podem ser liberados apenas se monitorado com o Microsoft Process Monitor (filtrando pela aplicação em questão e pelos erros de acesso que estão acontecendo), analisando quais chaves de registro e/ou pastas são necessários acessos e concedendo acessos a estes (se esse for o seu caso, sugerimos que leia primeiro nosso post Usando o Process Monitor para programas que não funcionam por falta de permissão). Ainda sim, alguns programas exigem que se passe pelo UAC para uso, aqui mostraremos como retirar isso, esse POST se trata sobre como desabilitar o UAC para um programa específico.

Caso tenha interesse, também tempos um post sobre Como editar um executável, onde abordamos uma outra possível solução que pode lhe atender. Sugerimos que aprenda as duas possíveis soluções, tanto para ver qual a melhor lhe atende, quanto para aprender métodos que podem lhe ser úteis para outras soluções tecnológicas.

O programa Compatibility Administrator é uma ferramenta do ADK, disponível aqui, disponível link direto aqui (mas precisa copiar e abrir em outra aba para funcionar) ou pela lista de download da Microsoft disponível aqui (ou nas referências abaixo, caso não seja Windows 10, no lugar do Windows 10 tente usar o Application Compatibility Toolkit Setup, cujo link também está disponível nas referências) que irá testar a aplicação e conceder as permissões nos locais necessários para que a mesma possa ser executado por um usuário comum. Para isso instale-o, execute-o como administrador, clique no botão Fix.

  • Abrirá uma tela para que você forneça os dados do programa (nome, fabricante e onde está o executável) que irá criar a liberação, preencha os dados e clique em Next.
  • Na tela seguinte, informe a compatibilidade desse programa e demais itens de compatibilidade necessários a e clique novamente em Next.
  • Na última tela, clique em RunAsInvoker e clique em Next e em Finish.
  • Criado a configuração, clique no botão Save (ele perguntará onde deseja salvar, altere para o caminho padrão C:\Windows\System32) e clique em Save para salvar esse database.
  • Agora clique em File e clique em Install.

Não sendo mais necessário criar nenhuma liberação, pode-se desinstalar o Application Compatibility Toolkit Setup

Fontes/Referências

NVLAN – Como editar um executável
NVLAN – Usando o Process Monitor para programas que não funcionam por falta de permissão

http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=526740&ocid=tia-235208000
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=7352 
https://www.techrepublic.com/blog/windows-and-office/selectively-disable-uac-for-your-trusted-vista-applications/?

Mais Informações

Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria