Definir uma estrutura de armazenamento pode parecer algo complicado, principalmente para quem não está diretamente em contato essas tecnologias.
Por isso, vamos falar um pouco sobre as três arquiteturas de armazenamento: DAS (Direct Attached Storage), NAS (Network Attached Storage) e SAN (Storage Area Network).
DAS (Direct Attached Storage)
Esse é um sistema de armazenamento mais simples, funciona como um disco adicional de armazenamento, ou seja, os equipamentos precisam ser conectados diretamente ao computador ou servidor para serem utilizados. HDs externos, pen-drives são exemplos mais populares de storages DAS, porém possuem apenas USB como interface de conexão e não possuem nenhum tipo de tecnologia de proteção de dados e aumento de desempenho.
No meio coorporativo, o DAS pode possuir vários gabinetes de armazenamento para possibilitar a instalação de vários discos conectados diretamente a uma controladora.
Geralmente, o DAS possui um desempenho superior ao NAS (Network Attached Storage), já que o servidor não precisa concorrer com os outros dispositivos conectados à rede local.
NAS (Network Attached Storage)
O NAS é um sistema de armazenamento conectado diretamente a uma rede TCP/IP e possui um sistema operacional próprio. Trata-se de um dispositivo dedicado para um armazenamento compartilhado que pode ser acessado por mais de um usuário remotamente por meio uma conexão de rede e o endereço associado ao NAS.
Para apresentar esses compartilhamentos, o NAS utiliza protocolos padrões baseados em arquivos, como o NFS (Network File System) e SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System).
SAN (Storage Area Network)
O SAN é uma rede dedicada de armazenamento utilizado por médias e grandes organizações que necessitam de performance, redundância e um alto nível de gerenciamento das informações.
Essa rede conecta os dispositivos de armazenamento a ambiente de servidores “clusterizados” e, diferentemente de um NAS, não gera os gargalos de performance ocasionados pelo tráfego de dados dentro da rede local. Geralmente é composta por três componentes: Cabeamento específico, controladoras HBA (Host Bus Adapter) e switches para conectar os storages aos servidores.
Utilizada armazenamento baseado em blocos, o que torna essa rede mais rápida e confiável. Esse tipo de armazenamento entrega os discos “crus” para os hosts, permitindo que cada bloco possa ser formatado de acordo com os requisitos do sistema operacional e seja controlado como um disco individual.
Os protocolos utilizados são iSCSI (Internet Small Computer System Interface), FC (Fiber Chnnel) e FCoE (Fiber Channel over Ethernet).
Mais Informações
Esperamos ter te ajudado e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Se você tem interesse em algum assunto específico, tem alguma dúvida, precisa de ajuda, ou quer sugerir um post, entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.