Esse post é para aqueles que já ouviram das representantes dos produtos: “Mas o meu produto é lider no Gartner”. Até onde isso é ou não a melhor escolha.
Em momento algum iremos questionar a qualidade dos estudos e relatórios feitos por uma empresa tão séria. Apenas a interpretação feita por alguns sobre alguns desses relatórios.
O Quadrante Mágico do Gartner é um relatório que pontua as empresas nos critérios globais de (em nossa visão) capacidade de operação técnica e estratégia de negócios e os expõe de modo cartesiano. A medidade que uma empresa é reconhecida em um aspecto ela é recebe pontos no quesito Habilidade de execução e Plenitude de Visão. A partir daí o mapa cartesiano é dividido em quatro, o que facilita o entendimento e comparação entre os players de mercado.
Porém, por ser uma análise global, uma empresa pode ter menos pontos na habilitade de execução por itens que não interessem sua empresa (talvez o produto não tenha poder de atuação na Europa e sua empresa Brasileira não seja impactada por isso) assim como na plenitude de Visão (talvez o produto não tenha uma estratégia de marketing ou de vendas eficiente, mas ainda sim o produto possa ser interessante para sua empresa). Ou seja, talvez você apenas pague mais caro para comprar um produto lider do Gartner quando vários outros poderiam lhe atender até melhor.
Claro que o quadrante de líder será de produtos com maior maturidade e qualidade no mercado, mas nem sempre é o que a empresa precisa; por isso pedimos que ao invés de simplesmente olharem o quadrante, primeiro entendam melhor o quadrante (segue um link para apoio), leiam também todo o relatório do gartner a fim de entender as diferenças de um produto para o outro, verifiquem como as funcinalidades da solução estão no Hype Cycle (também do Gartner), que avalia cada tecnologia e informa se ela está madura (pronta) ao mercado atual. Assinem o Gartner para terem suporte aos vários consultores e eventos que poderão lhe transformar em um gestor muito mais competente.
Fontes/Referências
https://gttb.com/wp-content/uploads/2016/03/2016_Gartner_MQ_Enterprise_Data_Loss_Prevention.png
Mais Informações
Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.
Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.