Há pouco falamos sobre o Método OKR: Foco no resultado durante todo o processo e como ele cria objetivos e tarefas chaves para sua obtenção. Desta vez faremos uma introdução ao Balanced Scorecard (BSC) e como ele ajuda a medir o desempenho organizacional de forma abrangente, permitindo identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria, baseadas em dados. Ao fim deste post faremos também um comparativo e uma análise das duas metodologias.

O Balanced Scorecard (BSC) é amplamente utilizada para o desempenho organizacional, traduzindo a visão e estratégia em ações tangíveis e mensuráveis. Ela oferece uma abordagem holística para o desempenho organizacional, fornece uma estrutura clara para alinhar objetivos, medir o progresso e promover a melhoria contínua em todas as áreas chave de uma empresa. Neste contexto, uma introdução ao BSC é essencial para compreender seu valor e aplicação na gestão estratégica moderna.

Uma introdução ao Balanced Scorecard (BSC)

Em 1992, David Norton e Robert Kaplan revolucionaram os modelos de mensuração de desempenho ao introduzir o Balanced Scorecard, uma metodologia que permite criar e acompanhar os Indicadores Balanceados de Desempenho (tradução do BSC) e que foi além dos indicadores financeiros dominantes nos anos 80. Ela comunica a estratégia da empresa, avalia suas necessidades e gerencia o progresso do negócio em relação aos seus objetivos por meio de quatro perspectivas fundamentais:

  • Financeira: Analisar métricas de lucratividade, de faturamento e do valor da empresa;
  • Clientes: Analisar a experiência, a satisfação e a retenção dos consumidores, para entender a relação do consumidor com a sua marca/empresa;
  • Processos Internos: Analisar métrica de produtividade, compliance, atendimento pós-venda, inovação, entre outros;
  • Aprendizado e crescimento (Pessoas e engajamento): Avaliar métricas de capacitação, engajamento/satisfação e rotatividade dos funcionários.

Como funciona o BSC

Os componentes do BSC são essenciais para a compreensão abrangente de um sistema de gestão estratégica. Além disso, seus elementos constituem uma estrutura fundamental para orientar o desempenho organizacional e representam uma abordagem integrada para avaliar e direcionar as atividades estratégicas de uma empresa.

A adoção do Balanced Scorecard (BSC) traz uma série de benefícios para as empresas que buscam otimizar seus resultados e maximizar seus lucros. Entre esses benefícios estão: a melhoria da visão de futuro e de crescimento da empresa, a execução otimizada dos planos de ação, o investimento contínuo em aperfeiçoamento, a integração de diferentes indicadores e métricas de desempenho, a clareza em relação aos passos necessários para alcançar objetivos, a facilitação da mensuração de resultados, o aprimoramento da comunicação e do feedback entre os funcionários, o alinhamento entre indicadores e objetivos, a facilidade de ajuste e correção de erros, e a promoção de uma cultura de aprendizado.

Benefícios com o uso do Balanced Scorecard

O BSC irá criar uma visão e um planejamento estratégico bem estruturado, guiado em metas e objetivos de onde se deseja chegar. Desse entendimento haverá maior empenho de todos, pois o foco será na direção necessária. O BSC também irá acompanhar bem próximo o progresso/desempenho da empresa e permitir ajustes. Ou seja, o BSC fica mais maduro à medida que a empresa evolui em seu uso. Em suma, aqui estão os principais propósitos do BSC:

  • Comunicar estratégias e objetivos;
  • Agilizar o feedback;
  • Alinhar as estratégias e estabelecer metas;
  • Esclarecer a estratégia e a visão.

Por fim, é importante falarmos que para implementar essa metodologia ela precisa desenvolver um mapa estratégico que faça com que todos os colaboradores se sintam “parte do mesmo jogo, em um único time”, criando sinergia entre as áreas, representando claramente os objetivos e estratégias divididas em perspectivas, possibilitando uma compreensão visual e detalhada dos rumos que a empresa pretende seguir. Esse documento deve abranger não só a visão de futuro e os objetivos gerais da empresa, mas também os objetivos específicos de cada departamento, ressaltando as áreas de convergência entre os diferentes setores.

Para implementar o Balanced Scorecard

Implementar a metodologia Balanced Scorecard na empresa demanda a definição de objetivos a curto, médio e longo prazo, alinhados com as quatro perspectivas da BSC, juntamente com a seleção de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Além disso, é crucial melhorar a comunicação e o engajamento da equipe, apresentando os planos de ação e oferecendo recompensas para estimular o progresso. A elaboração de um planejamento estratégico, utilizando o mapa estratégico do Balanced Scorecard, simplifica a visualização das ações necessárias para atingir os objetivos definidos. Por fim, realizar testes, obter feedbacks e ajustar os planos são etapas essenciais para garantir a eficácia do BSC e promover avanços consistentes na estratégia corporativa e nos resultados da empresa.

Os componentes do Balanced Scorecard

De acordo com a metodologia BSC, existem os seguintes componentes:

  • Mapa estratégico: A empresa descreve de maneira simples a estratégia, de modo que faça todos os colaboradores estarem na mesma direção, criando sinergia e estabelecendo objetivos que estão relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas);
  • Objetivo estratégico: O BSC garante que a organização alcance o que é crucial para o seu sucesso, incluindo a satisfação do cliente e a eficácia dos processos organizacionais;
  • Indicador: Vamos definir como medir e acompanhar o sucesso na conquista do objetivo. Todo indicador precisa atender estes critérios:
    • Ser claro, fornecendo informações confiáveis sobre o que está sendo analisado.
    • Fácil de acessar, através de um programa de computador intuitivo.
    • Coerente com os propósitos da organização, alinhado com sua Visão e Missão, medindo e controlando os resultados.
    • Ser apropriado e disponível a tempo para tomada de decisões.
    • Deve ter uma unidade de medida clara: números absolutos, percentagens, dias, horas, valores, etc.
    • Ter alguém responsável por agir sobre os indicadores.
    • Deixar as estratégias claras para toda a empresa.
    • Alinhar as metas entre departamentos e indivíduos com a estratégia.
    • Conectar os objetivos estratégicos com as metas de longo prazo e os orçamentos anuais.
    • Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo.
  • Meta: Isso se trata do nível de desempenho ou da taxa de melhorias que precisamos fazer para alcançar os objetivos e;
  • Planos de ação: Os relatórios descrevem as ações práticas que precisamos realizar para alcançar os objetivos estratégicos da organização.

O Mapa estratégico

O mapa estratégico é a estratégia desenhada em uma estrutura padronizada e lógica para ser usada como um guia de metas de toda a organização. Ele deve ser claro, objetivo e de conhecimento de todos da empresa, de modo a todos entenderem e se esforçarem para cada um dos objetivos comuns: primeiro nível Financeiro; segundo nível de Clientes; terceiro nível de Processos Internos e o quarto nível de Aprendizado e Crescimento. Cada objetivo, de um nível, é ligado a um objetivo do nível acima dele ,justificando e criando uma lógica entre as metas. Um guia prático para criar o mapa estratégico está disponível no BSC Designer.

O BSC e o OKR

O BSC trata de um planejamento a longo prazo e dessa forma busca-se uma visão mais geral das estratégias que podem impactar o negócio. Em geral, os ciclos costumam ser de um ano, podendo chegar a até cinco anos ou mais. Mas, isso não significa que as ações serão propostas e esquecidas durante a vigência do ciclo. Muito pelo contrário, o BSC surgiu justamente para conectar os objetivos da empresa a longo prazo com as ações e resultados executados no presente. Já com o OKR, temos ciclos mais curtos de definição dos objetivos, o mais comum é que eles aconteçam de forma trimestral.

É, portanto, uma metodologia mais dinâmica, que parte de necessidades pontuais dos setores. Isto é, são propostos objetivos que vão gerar mais valor durante os próximos três meses. Elas não são divergentes, pois o Balanced Scorecard (BSC) e o Objectives and Key Results (OKR) são metodologias de gestão que podem coexistir de forma complementar, cada uma contribuindo com suas características específicas.

Já com o OKR, temos ciclos mais curtos de definição dos objetivos, o mais comum é que eles aconteçam de forma trimestral. É, portanto, essa é uma metodologia mais dinâmica, que parte de necessidades pontuais dos setores. Isto é, são propostos objetivos que vão gerar mais valor durante os próximos três meses.

Fontes/Referências

NVLAN – Método OKR: Foco no resultado durante todo o processo

https://bscdesigner.com/pt/guia-de-mapas-estrategicos.htm
https://colorkrew.com.br/2022/07/19/bsc-ou-okr-quais-sao-as-principais-diferencas/
https://euax.com.br/2020/01/perspectivas-do-bsc
https://exame.com/negocios/os-conselhos-do-pai-do-balanced-scorecard-m0042901/
https://pontotel.com.br/balanced-scorecard
https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard
https://scopi.com.br/blog/bsc-e-okr/
https://youtube.com/watch?v=s9aJMZiRZXQ
https://youtube.com/watch?v=yFMDw8GIXA8

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