Aqui apenas colocaremos um pedaço do artigo “Plano de Indicadores e Metas: Aprenda a usar e baixe modelo grátis“, da Arruda Consult (recomendamos que conheça também melhor o site deles).

Indicadores chaves de desempenho ou em inglês “Key Performance Indicator KPI”, são ferramentas de gestão para realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão, permitindo que seus objetivos sejam alcançados.

“O que não é medido não pode ser gerenciado”   (Peter Drucker)

Os indicadores de desempenho servem para medir o que está sendo executado e gerênciá-lo de forma adequada para o atingimento das metas organizacionais ou departamentais propostas. Existem diferentes formas de categorizar os indicadores, que podem ser indicadores quantitativos, indicadores qualitativos, principais indicadores, indicadores de atraso, indicadores de entrada, indicadores de processo, indicadores direcionais, indicadores acionáveis, indicadores financeiros, indicadores de esforço e indicadores de resultados e etc. Independente da nomenclatura o conceito de indicador é praticamente o mesmo.

Importância dos indicadores de desempenho

Toda organização precisa fazer acompanhamentos dos fatores que influenciam o negócio, este fatores podem ser de:

  • Entrada de Insumos (pessoas, informação, conhecimento, espaço, tempo, legislação, dinheiro, instalações);
  • Processamento (diz respeito aos processos da empresa de acordo com o ramo de negócio);
  • Resultados (performance da empresa em função de seus produtos e serviços).

Os indicadores de desempenho funcionam como um instrumento de medida para aferir o gral de atendimento destes fatores e com base nas analises destas informações fornecer subsídios aos gestores e estrategistas da empresa tomarem decisões que direcionem para o atingimento dos objetivos e metas.

Definição de indicador de desempenho para sua empresa

Desenvolvemos uma planilha em excel que ajudará na definição dos indicadores de desempenho de sua empresa ou departamento. Segue abaixo uma figura (guia 1 da planilha) com o demonstrativo sobre o preenchimento de cada campo do painel de metas.

Cada empresa terá indicadores diferentes, baseados na sua abordagem frente ao mercado, onde eles normalmente são definidos à partir de:

  • Percentual de melhoria em relação ao resultado atual e histórico;
  • Comparação com desempenho de outras unidades de um mesmo grupo de empresas;
  • Comparação com a concorrência (quando disponível);
  • Comparação com benchmarks externos;

Fontes/Referências

http://www.arrudaconsult.com.br/2015/03/modelo-indicador-plano-metas.html

Mais Informações

Esperamos ter ajudado da melhor forma possível e estaremos sempre a disposição para mais informações.

Entre em contato conosco pelo e-mail equipe@nvlan.com.br.

NVLAN - Consultoria
Categorias: Governança